quinta-feira, 23 de junho de 2016


 FALANDO DE ARTE

Hoje a Emporium Projetos abre espaço para falar um pouco de arte, especificamente de um Artista que admiramos, conheça um pouco da história de:

MARCELO GOMES


Um artista talentoso que encontrou na escultura a sua grande vocação, sem deixar de lado o ofício de sapateiro, que aprendeu com o pai.
Carioca, nascido em 18 de março de 1973, desde pequeno já apreciava trabalhos manuais. Na escola, era um mestre na arte de recortar, colar, pintar, reconstruir graficamente a realidade, com base na sua peculiar perspectiva do cotidiano. Começou a trabalhar aos 13 anos, como sapateiro, em uma rua tranquila de Vila Isabel, para contribuir com o orçamento familiar. Aprendeu rápido o ofício com o pai, de quem herdou o negócio mais tarde. O jovem cresceu e fez de suas criativas mãos a ferramenta do conhecimento tridimensional, através dos desafios da milenar técnica de artesão sapateiro. Mas aquela semente da infância, um dia, iria render bons frutos, e ele começou a se interessar pelas artes plásticas.
Devido às dificuldades que a vida lhe impôs, com o passar do tempo, ele precisou colocar as práticas artísticas em segundo plano. Ao mesmo tempo, o olhar e o desejo continuavam cada vez mais fortes: “Qualquer coisa que me chamasse a atenção, fosse um quadro com uma pintura, uma escultura, um ferro retorcido na rua, eu imaginava que algum dia estaria trabalhando com arte. Mas, sou, também, um sapateiro”.
Embora não tenha passado por ateliers famosos ou pelas mãos de grandes mestres, Marcelo Gomes passou a dedicar a parte do tempo que lhe sobrava aos estudos, sempre visando aprimorar seus conhecimentos. Fez cursos de Design e Programação Visual, Quadrinhos e Fotografia, no Senai. Com um ateliê em sua casa, começou a criar esculturas e painéis. A ideia era harmonizar a natureza empírica e ousada no jogo das formas, resultado que viria a ser observado em um conjunto de obras ecléticas, desenvolvidas com diversos materiais reaproveitáveis pelo artista. Vergalhões, cimento, madeira, concreto, mármore e argila, entre muitos outros. Aos poucos, seus trabalhos passaram a apresentar uma plástica de intensa vibração sensorial e lúdica, tanto na sensibilidade do manuseio dos materiais incorporados, quanto nas suas possibilidades de transformação.
Entre as principais influências de Marcelo Gomes, estão os artistas Henry Moore, Sônia Ebling, Victor Brecheret, Yutaka Toyota, Amilcar de Castro, Bruno Giorgi, Alberto Giacometti,  Tomei Ohtake,  Salvador Dali e Pablo Picasso.

Selecionamos algumas de suas OBRAS.













Um comentário: